SeguidoresYellowHammer Media Group

domingo, 11 de março de 2012

Profissão: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnológico


Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Outra tarefa importante executada por esse profissional é a atualização constante dos sistemas, uma vez que mesmo os produtos existentes necessitam de programação e análise. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manter-se atualizado também com as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.
O mercado de trabalho

O mercado de informática tem a característica de necessitar de atua lização o tempo todo. Esse é o motivo de a demanda por profissionais sempre estar em alta. "Os alunos trabalham com manutenção de software, desenvolvimento, suporte em redes de computadores, gerenciamento em banco de dados e CPD (centro de processamento de dados). As empresas já os procuram para estagiar enquanto estão estudando", afirma o professor Pedro Northon Nobile, coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, localizado em São Carlos (SP). Empresas como IBM, HP, Totvs e DataSul são algumas das que costumam contratar esse profissional. Também há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos para empresas como oferecendo suporte técnico. São Paulo, Campinas (no interior paulista) e Rio de Janeiro concentram a maior parte das vagas. Apesar disso, os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte podem apresentar boas perspectivas de trabalho em razão da carência desse tecnólogo.

Salário inicial: R$ 910,00 (suporte técnico; fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo).
O curso

Os cursos nessa área recebem grande variedade de nomes. Porém, existem fundamentalmente dois tipos: um mais generalista e outro mais específico para banco de dados. Mas o currículo de ambos mantém praticamente as mesmas disciplinas básicas, como cálculo, física e linguagens de computação. Em aulas práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Os cursos de Banco de Dados aprofundam-se no desenvolvimento, na implantação e na administração de banco de dados. Fazem parte do currículo, nesse caso, matérias como modelagem e plataformas de bancos de dados e aplicações em comércio eletrônico e internet. Algumas escolas costumam exigir estágio de um semestre e um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: a UniÍtalo oferece o curso de Tecnologia da Informação em Alta Plataforma, focado em operações para sistemas computacionais de grande porte, chamados mainframes.

Duração média: de dois a três anos.

Outros nomes: Análise de Desenv. de Sist.; Análise de Sist.; Análise e Desenv. de Sist. (ênf. em gestão da qualid. de processos de software); Análise e Desenv. de Sist. em Saúde; Análise e Desenv. de Softwares; Análise e Proj. de Sist.; Banco de Dados; Desenv. de Sist.; Desenv. de Sist. de Inf.; Desenv. de Software; Desenv. de Software Embarcado; Eng. de Infraestrutura de TI; Eng. de Software; Inform.; Inform. (banco de dados); Inform. (ênf. em banco de dados); Inform. para a Gestão de Neg.; Proc. de Dados; Sist. de Banco de Dados; Sist. de Inf.; Tecnol. da Inf.; Tecnol. da Inform. em Alta Plataforma (mainframe).


Fonte: http://bit.ly/cnNRaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário